Eu ajudo médicos a alcançarem seus objetivos profissionais valorizando o seu conhecimento científico. Acredito que autoridade se constrói com dedicação, estudo e comunicação assertiva. Utilizo conhecimentos de marketing e de comunicação pessoal, como estratégias para a construção da reputação. Sou empreendedora por natureza e tenho paixão pelo que faço.
Muitas pessoas confundem o verdadeiro papel do marketing e da comunicação. Então, com o objetivo de ajudar a esclarecer esses conceitos, vou procurar explicar usando o universo da Medicina.
Quando o profissional da área de comunicação (no meu caso, Relações Públicas) começa a trabalhar com um novo cliente médico, a primeira palavra que surge é “marketing”, normalmente acompanhada da visão de que “marketing é propaganda”, “fazer marketing é estar nas redes sociais”, “marketing e comunicação são sinônimos”.
Esses conceitos são incompletos e escondem o verdadeiro papel do marketing e da comunicação para o alcance dos objetivos.
Segundo Philip Kotler, que é um dos gurus da área: Marketing “é o processo de planejar e executar a definição dos 4 Ps: produto/serviço, preço, praça e promoção de bens e serviços com o intuito de criar trocas que atendam metas”. Sua função é identificar oportunidades lucrativas para o negócio.
Para o profissional de Medicina vamos focar em serviço (atributos, benefícios, diferenciais), preço (estratégias de precificação de honorários), praça (local de atendimento). O que está faltando? A promoção!
Essa refere-se às formas de promover, ou seja, a Comunicação.
Para isso, usamos diversas ferramentas, dentre elas o marketing digital: website, redes sociais, plataformas de busca, dentre outros.
Mas, além do marketing digital a comunicação também é responsável por diversas ferramentas “offline” como: criação de marca (identidade visual), materiais impressos, textos, ambientação, sinalização, atendimento, comunicação interna, entre muitas outras ações que fazem o atendimento ser e aparecer como um serviço de excelência.
Portanto, o marketing é composto por quatro estratégias essenciais e a comunicação é uma dessas estratégias, assim, não são sinônimos.
Concluindo, é importante que essas estratégias sejam traçadas corretamente desde o início do processo, pois diminui-se as incertezas e seus riscos, transformando o caminho mais seguro para a construção de uma carreira sólida e com credibilidade.
#ficaadica: um profissional especializado deixará o caminho mais curto, econômico e menos turbulento.
É importante que o médico esteja posicionado de forma estratégica em todas as plataformas digitais e não digitais. Sua comunicação dever estar interligada de forma consistente e verdadeira.
Começamos pelo diagnóstico da carreira do médico para depois criarmos junto com o cliente seu planejamento estratégico, execução dos objetivos traçados e posteriormente, a gestão de resultados.
Dentro da Comunicação digital (marketing digital) podemos destacar alguns exemplos de ações:
Também conhecida como comunicação “offline” existe muitas ações que podem e devem ser desenvolvidas para que a experiência do paciente seja percebida como de excelência. Alguns exemplos:
Divulgar é entreter, apresentar conteúdo de qualidade, estabelecer uma relação de mão dupla e ágil entre você e seu público. Mais do que informá-lo, você tem que conquistá-lo, prender sua atenção, ser relevante para que possa criar laços sólidos. Esta é a única forma de deixar de ser mais um para ser um destaque, aparecer e ganhar relevância.
Gabriel Brandão
A Méri Greice Amaral é uma profissional extremamente preparada e competente! Ela tem me ajudado a me posicionar de maneira ética no marketing médico, sempre com o intuito de melhorar ainda mais o atendimento médico aos meus pacientes. Obrigado Méri Greice Amaral por toda a ajuda, todo o profissionalismo,...
Excelente profissional. Está sempre atualizando-se na área. Muito atenciosa e prestativa. Recomendo fortemente o trabalho da MGreice.
A Méri tem ampla experiência no mercado médico, está sempre atualizada e trabalha junto de ótimos profissionais. Isso talvez até não sejam características exclusivas dela. Mas a sensibilidade e o dom para entender o que a gente quer, para reconhecer o caminho que queremos trilhar e nos ajudar...