MARKETING & COMUNICAÇÃO

Comunicação Estratégica
MANIFESTO

Eu ajudo médicos a alcançarem seus objetivos profissionais valorizando o seu conhecimento científico. Acredito que autoridade se constrói com dedicação, estudo e comunicação assertiva. Utilizo conhecimentos de marketing e de comunicação pessoal, como estratégias para a construção da reputação. Sou empreendedora por natureza e tenho paixão pelo que faço.

Qual é a diferença entre marketing e comunicação?

Muitas pessoas confundem o verdadeiro papel do marketing e da comunicação. Então, com o objetivo de ajudar a esclarecer esses conceitos, vou procurar explicar usando o universo da Medicina.

Marketing e Comunicação caminham juntos, mas cada um com a sua função.

Quando o profissional da área de comunicação (no meu caso, Relações Públicas) começa a trabalhar com um novo cliente médico, a primeira palavra que surge é “marketing”, normalmente acompanhada da visão de que “marketing é propaganda”, “fazer marketing é estar nas redes sociais”, “marketing e comunicação são sinônimos”.

Esses conceitos são incompletos e escondem o verdadeiro papel do marketing e da comunicação para o alcance dos objetivos.

Segundo Philip Kotler, que é um dos gurus da área: Marketing “é o processo de planejar e executar a definição dos 4 Ps: produto/serviço, preço, praça e promoção de bens e serviços com o intuito de criar trocas que atendam metas”. Sua função é identificar oportunidades lucrativas para o negócio.

Para o profissional de Medicina vamos focar em serviço (atributos, benefícios, diferenciais), preço (estratégias de precificação de honorários), praça (local de atendimento). O que está faltando? A promoção!

Essa refere-se às formas de promover, ou seja, a Comunicação.

Para isso, usamos diversas ferramentas, dentre elas o marketing digital: website, redes sociais, plataformas de busca, dentre outros.

Mas, além do marketing digital a comunicação também é responsável por diversas ferramentas “offline” como: criação de marca (identidade visual), materiais impressos, textos, ambientação, sinalização, atendimento, comunicação interna, entre muitas outras ações que fazem o atendimento ser e aparecer como um serviço de excelência.

Portanto, o marketing é composto por quatro estratégias essenciais e a comunicação é uma dessas estratégias, assim, não são sinônimos.

Concluindo, é importante que essas estratégias sejam traçadas corretamente desde o início do processo, pois diminui-se as incertezas e seus riscos, transformando o caminho mais seguro para a construção de uma carreira sólida e com credibilidade.

#ficaadica: um profissional especializado deixará o caminho mais curto, econômico e menos turbulento.


FORTALEÇA SUA REPUTAÇÃO

É importante que o médico esteja posicionado de forma estratégica em todas as plataformas digitais e não digitais. Sua comunicação dever estar interligada de forma consistente e verdadeira.

A COMUNICAÇÃO MÉDICA: COMO É FEITA?

Começamos pelo diagnóstico da carreira do médico para depois criarmos junto com o cliente seu planejamento estratégico, execução dos objetivos traçados e posteriormente, a gestão de resultados.

COMUNICAÇÃO DIGITAL

Dentro da Comunicação digital (marketing digital) podemos destacar alguns exemplos de ações:

  • Definição de personas para comunicação assertiva
  • Desenvolvimento de website
  • Gerenciamento estratégico de redes sociais
  • Gerenciamento estratégico da plataforma Google
COMUNICAÇÃO NÃO DIGITAL

Também conhecida como comunicação “offline” existe muitas ações que podem e devem ser desenvolvidas para que a experiência do paciente seja percebida como de excelência. Alguns exemplos:

  • Criação de identidade visual
  • Coordenação de produção de materiais
  • Adequação espaço físico (ambientação)
  • Treinamento de equipe (atendimento)
  • Padronização de processos de comunicação
  • Padronização visual
  • Criação de scripts de atendimento
  • Pesquisa e apoio na definição de softwares de gestão (prontuário eletrônico)

Divulgar é entreter, apresentar conteúdo de qualidade, estabelecer uma relação de mão dupla e ágil entre você e seu público. Mais do que informá-lo, você tem que conquistá-lo, prender sua atenção, ser relevante para que possa criar laços sólidos. Esta é a única forma de deixar de ser mais um para ser um destaque, aparecer e ganhar relevância.

Gabriel Brandão