BLOG MGREICE

EVENTOS:Cresça com o Google 2019

12 de fevereiro de 2019

Cresça com o Google 2019

Realizado em 2019 o evento 'Cresça com o Google', que aconteceu na Fiergs, em Porto Alegre, ofertou cinco diferentes cursos. Um deles foi focado para jornalistas e publishers, o 'Ferramentas Google para Jornalistas', que contou com a palestra do coordenador do Google News Lab no Brasil, Marco Túlio Pires. O profissional demonstrou todas as funcionalidades das ferramentas disponíveis para pesquisa, além de apresentar como isso se aplica ao dia a dia dos produtores de conteúdo das mais diversas plataformas.

Segundo Pires, desde que a pesquisa Google foi lançada no mundo, em 1998, houve uma mudança de comportamento da sociedade em relação à busca de informações. "Hoje em dia, por exemplo, a maioria é feita por voz, tornando mais confortável a experiência do usuário", completou. Para ilustrar a preocupação em oferecer sempre uma solução, o profissional lembrou da frase do cofundador da empresa, Larry Page, que dizia: "A máquina de busca perfeita deve sempre entender exatamente sua intenção e retornar exatamente o que você quer".

Além dos mecanismos de pesquisa, também foram demonstrados cases de tecnologias funcionais, como os mapas e satélites disponíveis para funcionarem como instrumentos de comparações ou até mesmo de comprovações de fatos de acordo com a localização e período em que ocorreram. Ou seja, Pires demonstrou como palavras-chave podem ajudar a filtrar conteúdo, refinando os resultados.

Na segunda parte do encontro, a head de Gestão do Google, Fabiana Zanni, explicou sobre métricas e monetização dos conteúdos compartilhados na web. Segundo ela, na internet, diferente das plataformas tradicionais, os anúncios têm multirecursos, mas a maioria dos veículos que migraram para o digital ainda se utilizam da mesma lógica para vender seus espaços nobres. Das ferramentas, foram citadas Ad Manager e Ad Sense.

Para Fabiana, as fontes de receitas para quem publica conteúdo são diversas, mas duas se destacam no universo do proprietário: Publicidade e Assinaturas. A primeira é fácil de entender o conceito, mas a segunda diz respeito à migração dos assinantes dos meios tradicionais para os digitais. Já sobre as métricas, a head explicou que envolvem toda a estratégia de criação e disseminação de conteúdo, permitindo que cada usuário seja mestre do que vai consumir de informação. Cabe aos jornalistas e publishers encontrarem seus públicos a partir das ferramentas disponíveis no Google.

Por Leticia de Castro


ANTERIOR TODAS PRÓXIMA